domingo, 15 de julho de 2007

Freguesia de Alfarelos

Cruzeiro
Situado junto à Igreja Matriz, é datado de 1625
------------------------------------------------------------------
.
Costa de Arnes

Caracteriza-se pela existência de uma arriba fóssil constituída pelos calcários apinhoados da Costa de Arnes que se estendem, com uma orientação N-S, por uma extensão de 2 Km. A sua riqueza fossilífera faz desta zona um local de estudo para quem quiser conhecer melhor a geocronologia. Do alto do monte tem-se uma vista esplendorosa de grande parte do vale do Arunca, rico em campos de arroz e, quando virados a norte, de uma parte importante do vale do Mondego e da vila de Montemor-o-Velho. Este local é indicado, pela carta arqueológica do Concelho de Soure, como sítio de potencial arqueológico.

------------------------------------------------------------------

Paúl da Madriz

Local classificado como reserva natural - SíTIO RAMZAR - Zona Húmida de Importância Internacional e de REDE NATURA 2000 - Zona de Protecção Especial - Directiva Aves. Está inserido nas Freguesias de Alfarelos, a sul da povoação do Casal do Redinho, e Vila Nova de Anços, abrangendo uma área de aproximadamente 40 hectares de terrenos alagadiços, de forma trapezoidal e alongada de SE para NO, alargando-se para a zona ocidental, com cerca de 2 km de comprimento e uma largura média de 300 m. Possui uma flora característica onde abundam os patos marrequinhos, o frango de água, pica-paus, mergulhões, o açor, o milhafre, o falcão, cágados, salamandras e onde a colónia de lontras tem algum significado. Na flora, para além da tabua, dos nenúfares e do caniço existem extensas matas de salgueiros e uma distribuição de fetos reais que lhe dão uma importância acrescida. Constitui um obrigatório ponto de passagem de aves migratórias na sua rota de migração, ao longo de todo o ano. Estão recenseadas cerca de 142 espécies no âmbito da sua avifauna, facto que a torna rica e variada, para além da presença de outras classes de vertebrados - 10 espécies de peixes, 8 de anfíbios, 11 de répteis e 16 de mamíferos. A presença de um guarda da natureza possibilita a visita ao paúl.

------------------------------------------------------------------
Igreja Matriz de Alfarelos (S. Sebastião)


Profundamente remodelada no séc. XVII: Calvário, alto relevo em calcário, obra do século XVI (talvez dos anos 20), manuelino; uma edícula de arco polilobado e decorada com florões e cogulhos; uma modelação das figuras (Cristo Crucificado, Maria e S. João Evangelista) algo “ingénua”, acentuada quer pela desproporção da representação de Cristo, quer pela rigidez das expressões e dos gestos - já que o tamanho da obra (1,14 metros de altura) teria permitido outra liberdade.

1 comentários:

Anónimo disse...

Uma curiosidade:

O miradouro da Sra. da Estrela não está situado no concelho de Soure, mas sim no de Pombal. Isto porque os limites oficiais (Instituto Geográfico Português) situa os limite destes 2 concelhos a passar pelo marco geodésico, logo o miradouro é Pombal. Situação semelhante verifica-se com o Restaurante situado nas imediações. Segundo os mesmos limites oficiais este situa-se também no concelho de Pombal.

Falta saber quem tem razão!!! Será que as Degracias anexaram território alheio? Ou a Redinha "deu" território ao vizinho???

SMedeiros