domingo, 15 de julho de 2007

Freguesia de Degracias

Campo de Lapiás

A natureza calcária da região é propícia ao aparecimento de algares, grutas e colinas. No entanto uma das formações rochosas que mais marca a paisagem são os campos de lapiás. Na estrada que liga Casais de S. Jorge ao Covão das Favas, na encosta nascente que a ladeia pela direita, podemos observar um bom exemplar deste tipo de formação.
------------------------------------------------------------------
Miradouro de Nossa Senhora da Estrela



Situado estrategicamente no alto da Sr.ª da Estrela este miradouro, de construção recente, anos noventa, propicia uma visão privilegiada de todo o vale do Anços e de grande parte da zona serrana do concelho. O desenvolvimento que os desportos de aventura têm conhecido nos últimos tempos e as condições naturais que esta região possui para este tipo de actividades - escalada, orientação, parapente - fazem desta zona um local aprazível e retemperador.

------------------------------------------------------------------

Capela de Santo António


Partindo das Degracias encontramos a indicação da sua localização. Por entre muretes de pedra serpenteiam caminhos agrícolas que nos levam ao cimo do monte que a norte delimita a freguesia. Dois moinhos, em ruínas, ladeiam uma capela erigida pelo povo. Deste local temos uma vista privilegiada de todo o Baixo-Mondego e, em dias claros, alcança-se ao longe as cidades de Coimbra e da Figueira da Foz.

------------------------------------------------------------------


Capela de Mocifas da Nazaré
Apesar da sua simplicidade e pequenez merece uma visita; o chão da capela mantém as lages de pedra que há muitos anos acolhem os crentes

------------------------------------------------------------------


Igreja Matriz de Degracias (S. Sebastião)

Templo simples, do séc. XVIII; guarda, no entanto, a capela baptismal dos finais do séc. XVI, inícios do XVII. Uma pequena referência ao relógio de sol que se encontra na parede sul da torre sineira.

0 comentários: